Páginas

Os benefícios do Matcha

Helloooo, amores. Tudo bem?
Lembram do produtinho que resenhei pra vocês (aqui), da Sou Dessas a base de água de coco e matcha?!
                       




Então eu trouxe o post pra vocês contando os benefícios da famosa
água de coco, que além de ser uma delícia, tem muitos benefícios para a saúde.
Veja aqui.

E hoje trouxe o post contando sobre os benefícios do Matcha.

Vamos ver:


O que é o matchá

O matchá é derivado da mesma planta que o chá verde. Por isso, para chegarmos ao matchá, vamos falar primeiro do chá verde, que acabou virando uma das bebidas mais ingeridas nas dietas por causa das suas propriedades termogênicas e antioxidantes.
O que você (talvez) não sabe sobre o chá verde…
O chá verde, assim como o oolong e o chá preto, é derivado da camellia sinensis. uma estirpe vegetal de origem chinesa e que cresce principalmente em regiões tropicais e temperadas da Ásia, principalmente China, Índia, Sri Lanka, Japão e alguns países da África e América.
De acordo com o nível de oxidação da camellia sinensis, os chás são categorizados em três principais tipos: verde, oolong ou chá preto. Cada um dos níveis de oxidação dá um sabor diferente ao vegetal, além de tornar proeminente diferentes componentes bioativos, trazendo distintos benefícios terapêuticos para o organismo.
No preparo do chá verde, a camellia sinensis sofre o mais baixo nível de oxidação, inclusive originalmente, o chá verde é feito a partir das folhas frescas, retiradas diretamente do arbusto.
O chá verde tem um sabor muito característico, amargo, adstringente, com uma leve doçura e acidez. Há uma série de estudos científicos que comprovam as fortes propriedades antioxidantes do extrato de chá verde, e estudos que apontam para o caráter preventivo do chá verde contra a incidência de câncer.

Propriedades e benefícios do matchá

Muito bem, e onde entra o matchá nesta história toda? O matchá é derivado da mesma planta do chá verde, então tudo isso que a gente falou vale para o matchá… Mas então, qual a diferença? Para o preparo do matchá, a camellia sinensis é cultivada pelo menos 90% do tempo na sombra, enquanto para o chá verde comum, ela cresce a maior parte do tempo sob a luz solar. Isso faz com que alguns componentes da planta tenham um nível de concentração muito maior no matchá, como é o caso do EGCG, ou epigallocatechin-3-gallate, o fitoquímico antioxidante que pode trazer uma série de benefícios para a saúde do cérebro e do coração, impedindo a ação dos radicais livres que aceleram o envelhecimento, além de ter efeitos preventivos contra o câncer, contribuir para equilibrar os níveis do colesterol e para a perda de peso.
Além disso, o modo de preparo também vai interferir nos resultados. Enquanto o chá verde é preparado a partir da infusão do extrato da planta na água, o matchá é preparado adicionando água às folhas secas pulverizadas.
Conclusão: o matchá possui pelo menos 100 vezes mais EGCG, com isso a ação dos antioxidantes e os demais benefícios são mais concentrados do que no chá verde comum.
 


Benefícios do Chá de Matcha Para Sistema Imunológico: Como mencionado acima, o Chá de Matcha contém vários antioxidantes, polifenóis, EGCG, L-teanina que contribuem coletivamente para impulsionar a defesa imunológica do corpo e ajuda a oferecer proteção contra vários antígenos.

Chá de Matcha tem Poderosos Antioxidantes Matcha armazena uma grande quantidade de antioxidantes naturais e polifenóis. Uma pesquisa avaliou o poder antioxidante de Chá de Matcha e revelou que, em comparação com outros chás verdes, este tem a maior quantidade de epigalocatequina galato (EGCG), um componente extremamente saudável com inúmeros benefícios. Estes antioxidantes procuram os radicais livres de oxigênio e neutraliza os seus efeitos prejudiciais, assim, protegem o corpo contra a ocorrência de distúrbios ou inflamações associadas com o estresse oxidativo.

Benefícios do Chá de Matcha Para Diabetes tipo 2: O Chá de Matcha pode ser valioso para manter o metabolismo saudável em indivíduos diabéticos. Os antioxidantes presentes no Chá de Matcha ajudam na redução dos níveis de triglicérides, colesterol e teor de glicose hepática nos indivíduos diabéticos. Uma investigação realizada em indivíduos diabéticos administrados com Chá de Matchamostrou que esta erva exerce a sua ação inibidora contra o dano renal e hepático, restringindo a acumulação de produtos finais de glicosação avançada nos rins.

Benefícios do Chá de Matcha Para Saúde Cardiovascular: Outra ação importante exercida por epigalocatequina galato (EGCG) presente no chá é a manutenção da saúde cardiovascular. A riqueza desse componente no Chá de Matcha torna uma porção potente para manter os níveis de colesterol baixo. Uma pesquisa sugeriu que EGCG ajuda a reduzir a acumulação de lipídios e promove autofagia nas células endoteliais vasculares.

Chá de Matcha é um Potencializador de Energia: O Chá de Matcha contém uma forma saudável de cafeína para não ser confundido com a presente no café. Esta cafeína única forma a conhecida teofilina que sustenta os níveis de energia, sem quaisquer efeitos adversos. A libertação lenta de energia, devido à teofilina nos ajuda a suportar a funcionalidade de glândulas suprarrenais e mantém os ótimos níveis hormonais.

Benefícios do Chá de Matcha Para Desintoxicação: A clorofila presente no Chá de Matcha acentua a sua eficácia no processo de limpeza do corpo. A clorofila é um excelente desintoxicante que ajuda na limpeza do sangue. Isso ajuda a manter a alcalinidade do sangue e tecidos. A clorofila também ajuda na prevenção da associação de toxinas prejudiciais com paredes do cólon e liberá-los para fora do corpo.

Chá de Matcha Possui Efeito Calmante: O Chá de Matcha funciona maravilhosamente bem em proporcionar um efeito calmante para o corpo. A l-teanina, um aminoácido original presente no chá verde possui propriedades anti-ansiolíticos que ajuda a impulsionar ondas alfa no cérebro. Estas ondas alfa incentivam o relaxamento e induz uma profunda sensação de clareza mental e estado mais alerta da mente, assim como é transmitida por meio das técnicas de ioga.

Um estudo realizado na teanina sugere que ela atua como neurotransmissor que exerce um efeito calmante sobre o cérebro, sem causar qualquer sonolência. Este efeito calmante fornecido pelo Chá de Matcha ajudou os monges budistas na manutenção profunda da concentração durante as suas sessões de meditação e foi a principal razão por trás de sua popularidade. Outro estudo revelou os efeitos anti-estresse de teanina presente no Chá de Matcha auxilia na redução das respostas de estresse fisiológicos e psicológicos por inibir a excitação dos neurônios.

Benefícios do Chá de Matcha Para Proteção Contra Infecções: Tal como indicado acima, o Chá de Matcha contém epigalocatequina galato (EGCG), que também é eficaz no combate contra várias infecções bacterianas, virais e fúngicas. Uma pesquisa sugeriu que o EGCG se liga à membrana lipídica e exerce a sua ação inibidora contra o crescimento de vários agentes patogênicos humanos importantes, incluindo o vírus da gripe, vírus da hepatite B e C, vírus de herpes, adenovírus, bactérias Staphylococcus aureus e de Candida albicans levedura.

Benefícios do Chá de Matcha Na Proteção Contra o HIV: A epigalocatequina presente no matcha também é eficaz na prevenção do HIV. Juntamente com isso, o consumo de Chá de Matcha podem também ajudar na proteção do cérebro de doentes com HIV. Este ato de defesa é atribuída ao poder de penetração de epigalocatequina através das barreira hematoencefálica, que não é viável para os medicamentos antirretrovirais disponíveis comercialmente.

Benefícios do Chá de Matcha Para Saúde Gastrointestinal: Combinar chá é útil para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. O estudo realizado neste domínio revelou que o consumo de Chá de Matcha estimula a excreção fecal e ajuda o corpo a se livrar de substâncias químicas nocivas e toxinas


Benefícios do Chá de Matcha Na Prevenção do Câncer: Chá de Matcha auxilia na prevenção do câncer, isto é atribuído à presença de epigalocatequina galato (EGCG), que tem propriedades quimiopreventivas. Vários estudos têm mostrado que os polifenóis presentes no Chá de Matcha impede a proliferação de células cancerosas malignas, promove a indução de apoptose e auxilia na redução do risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo de bexiga e colorretal. O EGCG exerce atividades inibidoras e trabalha contra a progressão de tumores da mama e da próstata humanos.
Uso culinário do Chá de Matcha: Além de ganhos saudáveis, o Chá de Matcha é muito popular como um ingrediente em uma gama de itens alimentares. Ele é usado para dar sabor a uma variedade de itens de confeitaria de estilo ocidental, incluindo chocolates, bolos, doces, biscoitos e cremes. Recentemente, uma série de cafés famosos na América do Norte introduziram bebidas à base de matcha, tais como milk shakes e bebidas alcoólicas.
Alguns Cuidados com Chá de Matcha: Chá de Matcha é um saudável com benefícios multidimensionais. No entanto, contém uma certa quantidade de cafeína que pode desencadear reações alérgicas em alguns indivíduos suscetíveis. As reações alérgicas podem incluir diarreia, arritmia cardíaca e síndrome do intestino irritável. A cafeína também pode causar interações medicamentosas dependendo da quantidade consumida.

Se você é novo no uso de Chá de Matcha e não têm conhecimento das suas sensibilidades, então é sempre aconselhável assegurar a vigilância natural, enquanto a tentá-lo pela primeira vez. Antes de considerar o Chá de Matcha para fins terapêuticos, uma opinião médica especializada sempre ajuda a compreender melhor os seus efeitos, especialmente durante condições especiais, tais como a gravidez e a lactação.

Resumo Geral do Chá de Matcha:  Chá de Matcha tem benefícios de saúde potenciais superiores em comparação com outros chás verdes. Ele é o único em que toda a folha de chá é dissolvido na água proporcionando o máximo de benefícios de componentes naturais presentes. A clorofila presente na matcha ajuda na cicatrização de feridas e também exerce ações anti-inflamatórias. Além disso, o Chá de Matcha possui propriedades antienvelhecimento, ajuda a manter a pressão arterial baixa, proporciona alívio da constipação, estimula o humor e ajuda a criar uma sensação de bem-estar geral.

Gostaram?
Aproveitem essa maravilha!

Até o próximo.
Beijinhos!

 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger